Erguida estrategicamente na foz do rio Amazonas entre 1764 á 1782, por mão de obra escrava de negros e índios. A construção da Fortaleza de São José foi uma medida
do império Português para garantir a soberania da região no extremo norte do Brasil, durante o período colonial, a qual contribuiu para o surgimento do primeiro povoado da cidade, a vila de São José de Macapá, hoje capital Estado do Amapá.
Considerado uma das maiores fortificações militares da América Latina do ponto de vista da engenharia militar, trata-se de uma fortaleza complexa e de grandes dimensões. Vista de cima, tem formato parecido com o de uma estrela, pontuado por seus baluartes. Por sua magnitude, excepcional valor histórico e características arquitetônicas, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1950, sendo inscrita no Livro do Tombo Histórico.
Atualmente Fortaleza de São José é um dos principais atrativos turísticos do Amapá. Quem visita tem a oportunidade de conhecer e apreciar objetos originais da época, assim como a belíssima arquitetura composta por baluartes, prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital. Além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.