domingo, 11 de dezembro de 2016

Conheça os principais Pontos Turísticos de Macapá em 3 dias

Casa do Artesão

Fortaleza de são José de Macapá


Conheça os principais pontos turísticos de Macapá em 3 dias. Nesta postagem elaboramos um roteiro para auxiliar seu planejamento de viagem. Assim aproveitando melhor sua visita a capital amapaense.

No primeiro dia a partir das 08: 00 horas inicie o passeio pelo centro da cidade onde encontra-se a Igreja São José, Museu Joaquim Caetano e teatros das bacabeiras.  Depois siga sentido  rio Amazonas onde estão a tradicional praça do coco, a Fortaleza de São José de Macapá, trapiche Eliezer Levy, Casa do Artesão. No almoço, a orla tem várias opções de restaurantes que oferecem cardápios variados. Durante a tarde tire o tempo livre para visitar o Museu Sacaca e o Monumento Marco Zero do Equador.
O segundo dia pode ser dedicado a Unidade de Conservação de uso sustentável APA do Rio Curiaú,  distante aproximadamente 18 km do centro de Macapá. No verão o banho de rio é o grande atrativo. Mas durante  todo o ano é possível visualizar paisagens incríveis e conhecer um pouco o estilo de vida local, que mantém viva a cultura do Marabaixo.
Terceiro e último dia é dedicado ao maravilhoso passeio de barco no rio Amazonas. Para realizar o passeio é preciso deslocar-se aproximadamente 26 km até um dos portos do Município de Santana. O Passeio tem a duração de aproximadamente 4 horas dependendo do roteiro escolhido. Na volta é super indicado uma parada na Praia da Fazendinha para apreciar o tradicional camarão no bafo.
Para contratar nossos serviços pacotes de viagens, guia de turismo e transportes entre em contato conosco no fone 55+ (96)98100-3928-Whatsapp / e-mail: ap.ecocamping@gmail.com . Estamos preparados para auxiliar  sua visita a Macapá.

Museu Sacaca

Marco Zero do Equador
















Passeio de Barco no Rio Amazonas

Igreja São José
Museu Joaquim Caetano

APA do Rio Curiaú

Praia da Fazendinha


Passeio de barco no rio Amazonas, o passeio que você sempre sonhou !!


Rio amazonas
Barco
O rio Amazonas é sem dúvidas  o principal atrativo natural do Estado do Amapá. Quem visita Macapá,  capital do Estado não pode deixar de ir até Santana, município vizinho distante aproximadamente 26 km para pegar um barco e navegar no maior rio do mundo.

O passeio de barco no rio Amazonas tem a duração de aproximadamente  2 a 4 horas  dependendo do roteiro escolhido pelos turistas,  o mais tradicional é o que segue sentido a paradisíaca lha de Santana, que apresenta muitos  atrativos naturais e culturais onde é possível conhecer de perto o estilo de vida das comunidades ribeirinhas que vivem e constroem suas casas às margens do rio, dando uma beleza especial ao local. A fauna também se mostra bastante presente no passeio, a visualização de garças é bastante frequente e a flora encanta com  diversas árvores, os açaizeiros são as mais visíveis e dão  um toque especial no ambiente.

Por sorte é possível visualizar algum boto passeando com tranquilidade no rio ou conhecer de perto como é a  pesca de camarão e peixe,  prática comum na região. Uma coisa é certa, navegar no rio Amazonas é um privilégio, estamos esperando por você, click aqui e conheça nosso PACOTE ou entre em contato pelo whatsapp 55+(96)98100-3928 / e-mail: ap.ecocamping@gmail.com
foto tradicional do passeio
Posto de combustível 
Botos no rio Amazonas
Igarapé da Fortaleza onde inicia o passeio de barco
Comunidade Ribeirinha as margens do rio Amazonas


domingo, 23 de outubro de 2016

Roteiro de Ecoturismo na Amazônia apresenta 4 unidades de conservação no Estado do Amapá

Maior biodiversidade do planeta terra, a Amazônia desperta a curiosidade e interesse de turistas do mundo inteiro. Pensando nisso lançamos o Pacote Áreas Protegidas da Amazônia, que apresenta 4 unidades de conservação de grandes relevância ecológica e belezas cênicas, onde o ecoturismo é uma atividade permitida e desejável para se atingir seus fins de criação.  
APA da Fazendinha, foto: Victor Hugo
   O destino é o Amapá, Estado que tem aproximadamente 72% do seu território destinado às áreas protegidas, espaços territoriais legalmente instituídos pelo poder público e são com certeza importantes instrumentos para resguardar o patrimônio natural e cultural.
  Nos roteiros de 7 dias e 7 noite ou 5 dias e 5 noites, a primeira Unidade de Conservação que visitaremos é a Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, limita-se ao sul com o rio Amazonas; a oeste com o Igarapé da Fortaleza;e a norte e leste com a expansão urbana do município de Macapá, capital do Estado. A rica biodiversidade somadas aos atributos culturais ribeirinhos,  oportuniza os visitantes conhecer um pouco melhor o estilo de vida da população local que vivem nesse contexto de conciliar  a conservação dos recursos naturais com emprego e renda.  O ecossistema que predomina na APA da Fazendinha é o de várzea, evidenciado pela periodicidade de inundação e influência direta do regime de marés e águas pluviais que caracterizam as várzeas

RPPN Revecom, 
   Bem próximo da APA da Fazendinha está a segunda Unidade de Conservação a ser visitada, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecom, localizada no Município de Santana.  A reserva  abriga animais silvestres de várias espécies, como a Onça-Pintada, tartarugas, macacos, aves e muito mais. Também  tem como finalidade conservar ecossistemas de várzea, cerrado e mata de terra firme.
APA do Rio Curiaú, Adson Lins
  Distante a 5 km do centro urbano de Macapá iremos conhecer a APA do rio Curiaú, habitada em sua grande maioria por negros remanescentes de quilombos, que mantém viva  suas raízes culturais, principalmente a tradição do Marabaixo.  O Cerrado é o ecossistema predominante nas porções leste e oeste, a região central é composta por campos inundáveis e lagos, a região costeira é  composto por floresta de Várzea, belos cenários naturais, onde é possível visualizar garças, marrecos, jaçanãs, mergulhões e outros pássaros.
Flona do Amapá, foto: ICMBIO
    Um pouco mais distante, na região central do Amapá, localiza-se a Floresta Nacional do Amapá (FLONA), a quarta e última Unidade de conservação a ser visitada. No passeio de 2 dias e 1 noite  é realizado passeios fluviais nos rios Araguari e falsino,  a trilha ecológica do falcino é um dos principais atrativos, onde na companhia de um condutor da comunidade, fazemos caminhada interpretando o ambiente e conhecendo as diversas espécies de vegetais e animais que são facilmente vistos se movimentando facilmente na floresta.

     Você que sonha em conhecer os aspectos culturais e ambientais da Amazônia com conforto e  segurança tem essa ótima opção. Não perca tempo, entre em contato agora com a gente e venha conhecer de perto o que a Amazônia tem de tão incrível.   

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Ecoturismo é um dos temas da 24ª Reunião do Conselho Gestor do Parque do Tumucumaque

Conselho do Parque do Tumucumaque

 Dias 28 e 29 de Setembro de 2016, ocorreu em Macapá a 24ª reunião do conselho consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Em pauta, destaque para a apresentação das atividades que estão sendo desenvolvidas dentro da Unidade de Conservação, assim como a participação da equipe gestora em atividades externas, projeto de monitoramento participativo da biodiversidade e uso público com foco no ecoturismo, momento em que os operadores de turismo Victor Hugo da Amapá Ecocamping e Marcelo Sá da Guia Norte Turismo, apresentaram ao público presente a experiência de levar um grupo de turista na expedição ocorrida de 15 á 18 de Outubro de 2015.

Victor Hugo, operador de Tour da Amapá Ecocamping
 Victor Hugo e Marcelo Sá explanaram como foi o processo de elaboração do roteiro, equipe técnica operacional, ferramentas de promoção do produto (pacote de viagem), balanço financeiro, forças, fraquezas, oportunidades,


Marcelo Sá da operador de tour
ameaças e importância dos Guardas Parques na operação da atividade que teve como objetivo fazer uma avaliação técnica do roteiro e diagnosticar a viabilidade econômica do pacote de viagem.

Christoph Jaster, Chéfe do Parque do Tumucumaque e Victor Hugo
Christoph Jaster, chefe do Parque, fez  considerações a respeito do uso público como uma rica oportunidade para a implantação da Unidade quanto vetor para transmutação das perspectivas da sociedade civil a respeito das áreas protegidas, que sabidamente manipulada se posicionam contra essas áreas, também ressaltou todo esforço da equipe gestora em facilitar a realização de atividades de uso público no parque. Cassandra Oliveira, também analista ambiental do ICMBIO fez uma breve colaboração ao destacar as dificuldades da questão  logística e a difícil acesso ao Centro Rústico de Vivência (CRV), local que serve de apoio para pesquisadores e turistas.

Púbico presente na 24ª Reunião do Conselho Gestor do Parque

 Por fim, outro assunto bastante relevante foi a importância de reforçar ações em pontos de referência que podem ser usados ​​ para o desenvolvimento do turismo ecológico ao longo do rio Oiapoque e em terra, favorecendo relações de negócios  dentro da área de fronteira com a Guiana Francesa e aumentando as perspectivas para o futuro promissor do turismo amapaense.




     



quarta-feira, 22 de junho de 2016

História do Amapá

Falando um pouco sobre a história do Amapá.



       Os aspectos geográficos do ambiente, amapaense fauna e a flora, estão relativamente modificados da década de quarenta para cá, porém os aspectos: populacional, econômico, social entre outros passaram por significativas mudanças e para perceber isso basta analisar a paisagem construída ao longo dos anos. Começou lá traz na época que 
Janary Gentil Nunes veio governar o Amapá com a incumbência de ocupar a área. Como primeira providência, dada à estratégica localização geográfica propôs Macapá capital do Território Federal do Amapá ao invés de Amapá no extremo norte do Território.
 

    Mais tarde, Macapá saiu dos seus mil habitantes, em 1944, para 30 mil em 1950. Janary estabelecia aos poucos os pilares da estrutura que daria condições  mais ajustadas  para  as pessoas que aqui habitavam. Foram construídas, ao longo do tempo, escolas, hospitais, estação de tratamento de água, transporte, abertas as primeiras estradas, aeroporto, usinas, construídas casas para funcionários entre outras medidas.
       Macapá e as pequenas vilas passaram a se desenvolver cada vez mais partir de então.  O Amapá, antes de ser Território Federal pertencia ao Estado do Pará. Foi desmembrado politicamente das terras paraenses por meio do Decreto-Lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, quando Getúlio Vargas era o presidente do Brasil.
   Janary Gentil Nunes nasceu em Alenquer, sede do Município de Alenquer, no Estado do Pará, no dia 1º de junho de 1912. Veio pela primeira vez ao Amapá em 1939, quando ainda era primeiro-tenente do Exército.
    Em 27 de dezembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas nomeou para ser o primeiro governador do Território Federal do Amapá, o capitão do Exército, Janary gentil Nunes, então com 31 anos de idade, onde exerceria o cargo por 12 anos.
    Em 5 de fevereiro de 1956, Janary Nunes deixa o Amapá para presidir a Petrobrás, por designação do Presidente Juscelino Kubitschek
Também foi deputado federal por dois mandatos, 1963-1967 e 1968-1971.
Janary Gentil Nunes faleceu aos 72 anos de idade, no Rio de Janeiro, no dia 15 de outubro de 1984.

Texto por Annie Carvalho
Baseado nos estudos de Edgar Rodrigues


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Turismo no Amapá

FLONA do Amapá
   Um espaço geográfico de grande relevância ecológica e beleza cênica quase intocado pela ação humana. Conhecer o Estado do Amapá é descobrir um lugar paradisíaco no coração da Amazônia. O web Site www.amapaecocamping.com reuni mais de 12 opções de pacotesturístico para quem tem interesse em  com mais intensidade rios, florestas e comunidades da Amazônia, de forma organizada com passeios coordenados  por uma equipe de profissionais especializados e capacitados para conduzir as atividades de ecoturismo com conforto e segurança.
FLONA do Amapá e Parque do Tumucumaque, unidades de conservação onde o ecoturismo é uma atividade permitida e desejável para atingir os objetivos de uso sustentável dos recursos naturais, nesses roteiros contamos com apoio e parceria dos moradores que vivem no entorno das unidades de conservação e doICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão ambiental do governo federal que responsável por administrar as Unidades de Conservação nacionais.

   A maioria dos nossos roteiros de viagens são desenvolvidos em áreas protegidas, como por exemplo a  APA do Rio Curiaú e APA da Fazendinha, localizadas na capital, Macapá e RPPN Revecom, localizada no Município de Santana, cidade que assim como Macapá, também é banhada pelo rio Amazonas, maior rio do mundo e um dos principais atrativos turístico da Amazônia. O passeio de barco no rio Amazonas é o mais clássico e tradicional, quem visita o Amapá não pode deixar de fazer esse passeio.
   Então se você está ainda está em duvida para onde viajar nas próximas férias ou feriados, aqui está essa ótima sugestão. Venha conhecer o Amapá, o Estado mais conservado do Brasil. Entre em contato conosco, estamos esperando por você !!!



Rio Amazonas
APA da Fazendinha
Parque do Tumucumaque








APA do Rio Curiaú

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Praia do Recanto da Aldeia na Ilha de Santana, Amapá





Localizada na Ilha de Santana, distante apróximadamente 45 minutos de Macapá, capital do Estado do Amapá. A praia Recanto da Aldeia é um  lugar de paisagens exóticas. Quem visita Macapá com certeza não pode deixar de conhecer esse cantinho especial da Amazônia. Confira nosso pacote de viagem: http://www.amapaecocamping.com/#!ilha-de-santana-1-dia/c1c4m

Informações e reservas no fone: +55 (96) 98100-3928 (whatsapp

Fotos do Amapá

Vídeos do Amapá

Confira fotos da Ilha de Santana




terça-feira, 15 de março de 2016

Ecoturismo na Ilha de Santana

Inicio do passeio de barco no rio Amazonas
Gisele, Annie e eu (victor Hugo)
   
    No dia 14/03/16 foi desenvolvida mais uma atividade de ecoturismo na Ilha de Santana. Dessa vez quem ficou responsável por conduzir os excursionista foi a Guia de Turismo Annie Carvalho. Como eu não tinha nada para fazer na cidade, resolvi acompanhar o passeio que  durou o dia inteiro.    


tentando fotografar os botos
Visualização dos botos
O passeio iniciou as 08: 00 horas com tranfer de carro, 26 km de Macapá até o porto do açaí no Município de Santana, onde iniciou o maravilhoso passeio de barco no rio Amazonas. Logo na saída do barco tivemos o privilegio de ser surpreendidos por botos, rápidos todos puxaram seus celulares para fotografar, não foi fácil, mas conseguimos alguns registros. Em seguida o passeio continuou por mais alguns minutos até paramos  no estaleiro onde são fabricados barcos de pequeno e médio porte. Depois continuamos navagando por aproximadamente 30 minutos  até a praia Recanto da Aldeia onde desembarcamos e seguimos no sentido Sítio Aldeia do Recanto  para conhecermos a mística e exótica arvore Samaúma, maior arvore da região. A caminhada foi rápida, no máximo uns 10 minutos. Ao chegarmos todos ficamos encantados com a grandiosidade e beleza da arvore, então ficamos alguns minutos para contemplando, até o  momentos em que a Gisele e a Valéria se aventuraram em subir nos cipós como se fossem o Tarzan (kkkk), aproveitamos para tirar muitas fotos e fazer  vídeos, foi um momento bem legal, muitas rizadas e piadas !!!

Passeio de barco no rio Amazonas
         Depois da trilha  paramos em uma casa da comunidade para experimentar uns chopps, feitos com frutas da região, descansamos e conversamos um pouco com os moradores locais, depois retornamos para a praia e  aproveitamos o banho no rio Amazonas.
          O tempo passou muito rápido e a fome chegou, então partimos para o restaurante da Flora, localizado as  margens do Igarapé da Fortaleza. No almoço foi servido o peixe filhote no molho de tapereba, hum.... super delicia, difícil foi levantar da mesa, a conversa estava boa e a paisagem fantástica, parecia que está tudo perfeito, mas para melhorar mais ainda a Annie resolveu encantar a gente com poesias, foi maravilhoso !!!!!!
Visita ao estaleiro
         Pra finalizar o passeio navegamos mais um pouco pelo Igarapé da Fortaleza, até o retorno para o Porto do Açai. O resultado do passeio foi boas lembranças e com certeza a amizade que fica. Espero que todos tenham gostado da experiência, já estou com saudades, Valéria, Alvirio e Gisele, quem sabe em uma outra oportunidade vocês retornem. Grande abraço e gratidão pela maravilhosa companhia, fiquem com Deus.
Informações e reservas: (96)98100-3928-Whatsapp ou e-mail: ap.ecocamping@gmail.com
Praia Recanto da Aldeia
Casa ribeirinha, as margens do rio Amazonas
Igarapé da Fortaleza
Arvore Samaúma, 

Estaleiro

Almoço no Restaurante da Flora

Ponte de entrada do Recanto da Aldeia

Sítio Aldeia do Recanto
Aldeia do Recanto
Caminho do Recanto da Aldeia
Guia de turismo Annie Carvalho e turistas no pé da Samaúma
eu trabalhando (rsrsrs)
liberdade !!!!!

Praia Recanto da Aldeia