sexta-feira, 27 de setembro de 2013

         

           EcoCamping, o que é?   É um acampamento ecoturístico que tem  a proposta de proporcionar ao ecoturista a oportunidade de conhecer   os ecossistemas do estado do Amapá em seus meios naturais  ou pouco modificado  pela ação  humana. Além de incentivar  a conscientização ambiental e cultural através de vídeos, musica, esporte, exibição de artes e interpretação do ambiente em trilhas ecológica. O evento é ideal para quem gosta de conhecer lugares novos e fazer novas amizades.

 A compra do pacote ao preço de R$ 100,00 ( a vista ou  2 x no cartão ) inclui:

         1-Transporte    2- Atividades   3- Alimentação  4-Hospedagem 5-Serviço de guia de turismo 

1-TRASPORTE

     O transporte  Macapá-------> Santana, ida e volta será de ônibus pela rodovia Jk. A primeira parada  será na RPPN Revecom localizada no bairro vila Amazonas em Santana. Depois o passeio segue até o porto do açaí, onde pegaremos o barcos catraia (barco de pequeno porte da região) para o distrito de Ilha de Santana.

Ida: Dia 14/12 (sábado) saída as 08:30 horas na praça Floriano Peixoto.  

Volta: Dia 15/12 (domingo)   17:00 horas. Sitio Aldeia do Recanto.


2-ATIVIDADES:

2.1-Visita na RPPN Revecon fica localizada no bairro Vila Amazonas em  Santana. Possui  um espaço geográfico de 17 hectares  e   consiste na recepção de animais resgatados por órgãos de fiscalização ambiental,  em nível estadual, municipal e federal, que não podem ser soltos na natureza, em razão de maus tratos e traumas de cativeiro. Os animais hospedados recebem tratamento veterinário e, dependendo da recuperação e avaliação, são soltos na reserva ou em outras áreas indicadas pelo Ibama. São diversas espécies de repteis,  aves,roedores e mamíferos. Podemos destacar a onça pintada, araras azui e vermelha, cutia, paca, tartarugas, tatu entre outros. A  reserva é  integrada por três ecossistemas(link)  naturais, terra firme (link), várzea(link) e cerrado (link) .Possui uma micro bacia hidrográfica constituída de um igarapé e seus afluentes que nascem e desembocam dentro da própria reserva.  O transporte para a RPPN Revecon será de  catraia, saída do balneário  Recanto da Aldeia até a RPPN Revecon.

2.2-Trilha Ecológica no Sitio Aldeia do Recanto/ : Caminhada entre a vegetação de várzea   do  Sitio Aldeia do Recanto para conhecer aspectos culturais dos moradores.  Além da oportunidade de conhecer e contemplar a mística Samaúma gigante que serviu de cenário para a gravação do filme Taina 3.

2.3-Slackline:
O Slackline é um esporte praticado sobre uma fita estreita e flexível ,esticada na  base de  árvores fortes ou pedras, de forma que o praticante   possa adquirir muitos benefícios físicos e também mentais. Destacamos o equilíbrio, concentração , velocidade de reação e coordenação  motora .Para que o convidado possam  praticar o esporte de forma segura e com algumas explicações técnicas ,a atividade será monitorada pelos praticantes do grupo Amazônia Slacklina Diego Alves e Adriana Ferreira.





Programação noturna dia 16 ( LUAU )

2.4-Cine Cultural:   Exibição  3 longas metragens e 10 curtas.
APOIO










Longa Metragem

• The age of stupid ( A era da estupides ): Misto de documentário, ficção e animação, Filmado nos Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Nigéria, Iraque, Jordão e nos Alpes franceses. Estamos no ano 2055. No alto de uma gigantesca torre em um Ártico derretido, o Arquivista (Pete Postlethwaite, de Alien e O Jardineiro Fiel) cuida do acervo de todo o conhecimento e toda arte produzida pela humanidade, e a salvo da desolação do mundo,  Londres inundada, o Taj Mahal em ruínas, Sidney em chamas, Las Vegas enterrada pela areia. Ele examina na tela de um computador centenas de imagens do passado e se pergunta: Por que não fizemos nada para impedir a mudança do clima, enquanto podíamos? Por que deixamos que o aquecimento passasse dos dois graus até 2015, provocando toda uma série de desastres? Várias histórias correm paralelas, todas no tempo de hoje, filme super  interessante.

• O Veneno está na mesa: Um filme dedicado a elucidar o cidadão brasileiro sobre o escândalo dos agrotóxicos no Brasil, com depoimentos de agricultores, representantes de consumidores, representantes de multinacionais e da ANVISA, nossa agência nacional de vigilância sanitária. O Brasil é lamentavelmente o país que mais consome agrotóxicos no planeta.O que mais incomoda no entanto é a total ingenuidade ou mesmo falta de interesse com que a população brasileira trata do assunto. De certa maneira representa uma maneira de pensar que ainda vem do autoritarismo. Algo do tipo "se o governo aprovou é porque deve ser bom". E isso não tem nada a ver com a realidade. E pior, a indústria de venenos agrícolas conta com a nossa ignorancia para aprovar.

• As margens do rio Xingu: A obra mais controversa da gestão Dilma Rousseff,herdada do governo Lula, acaba de ganhar um poderoso instrumento de oposição. O filme se  propõe justamente a isso, servir de veículo para a versão daqueles que ficaram de fora do debate sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte, na Floresta Amazônica paraense, em um trecho do rio Xingu. O filme percorre cidades ribeirinhas que serão direta ou indiretamente afetadas pelo represamento do rio, e colhe depoimentos de moradores, agricultores e  indígenas que habitam ou trabalham na região. Também ouve especialistas da áreas ambientais, técnicos e sociais sobre o projeto polêmico, que ganhou licença do Ibama mês passado depois de diversos confrontos do governo com o órgão, que resultou na troca de sua diretoria.

Curtas Metragem

2.5 -Musica no  Vinil - Macapá:  Pra quem curte ouvir o som clássico do Vinil, com LP´s                                                  marcantes da discografia nacional e internacional, o clube Som de Vinil-Macapá disponibiliza seu acervo para a programação noturna.

2.6- Exposição de artesanato: Com o objetivo de inserir a comunidade local em nossas atividades econômicas, e assim incentivar  e valorizar o desenvolvimento  da cultura artesã da região.

2.7- Palestra de Arqueologia.  TEMA:  As pedras da memória dos sítios megalíticos e alguns aspectos da arqueologia do Amapá.
                                                      
  Palestrante: 


 Manuel Calado: Formado em Arqueologia na Universidade de Lisboa, atualmente trabalha como pesquisador no Instituto de Pesquisa Cientifica e Tecnologicas do Estado do Amapá ( IEPA ).






2.8- Musica ao vivo com a banda de reggae  Kayana Jam.












3-ALIMENTAÇÃO:

                                               Dia 16 (sábado)

•  Almoço de 12:00 as 13:30 horas.
- Peixe no molho
- Feijão
- Macarrão
- Arroz
- Salada


•  Jantar de 18:30 as 20:00 horas.

- Duas opções: Macarronada de calabresa ou frango.

                                           Dia 17 (domingo)

•  Café da manhã


•  Almoço de 12:00 as 13:300 horas.
- Duas opções: Almondega de carne ou frango.
-Farofa.
-Arroz branco
-Macarrão
-Feijão.
-Salada.


Observação: durante o evento será feita a venda de alimentos como: refrigerantes, sucos, pizza, sanduíches naturais e etc...

4-Hospedagem: 
       A  hospedagem dos convidados será  no sitio Aldeia do Recanto, que possui estrutura rustica de banheiros, cozinha e espaço para   redes e colchonetes. Além da área reservada pra camping.

Observação 1:  É de responsabilidade do convidado levar  rede, colchonetes, lençol e outras ferramentas de conforto individual.

Observação 2: A organização do evento tem algumas unidades de barraca para alugar.

                   Aluguel da barraca pra duas pessoas : R$ 20 ,00

5- Corpo de Bombeiro Militar             

                                 Gerenciamento de Resíduos Sólidos

       O planejamento de gerenciamento dos  resíduos sólidos gerados no ecocamping  busca organizar ações e responsabilidades compartilhadas entre a organização do evento  e os ecoturistas .  O primeiro no papel no dar a infraestrutura para o armazenamento, transporte e tratamento correto dos resíduos, assumindo também o papel de desenvolver  instrumentos de educação ambiental para  conscientizar os  ecoturistas  quanto ao tratamento correto do mesmo. Sendo de responsabilidade dos  ecoturistas o compromisso de seguir as boas praticas de educação ambiental.

                                                   ARMAZENAMENTO
        O armazenamento dos Resíduos Sólidos se dará de modo seletivo, orgânico e inorgânico em lixeiras espalhadas em pontos estratégicos .

                                                      COLETA
Após a realização do evento no dia 18 (segunda-feira) a organização do evento irá fazer  a coleta seletiva do resíduos sólidos geredos no acapamente   

                                                 Destino Final
 Resíduos Orgânicos: Os resíduos Orgânicos gerados no ecocamping serão armazenados no sitio Aldeia do Recanto e aplicados  técnicas  de compostagem ,  onde a transformação da matéria orgânica encontrada no lixo (composto orgânico),  servira de  adubo  para ser    usado na agricultura ou  jardins.

Resíduos Inorgânicos:  O destino final dos resíduos Inorgânicos se dará de modo seletivo. Os reaproveitáveis servirão  para atividades pedagógicas  desenvolvida pela Amapá EcoCamping e outros parceiros em atividades didáticas nas escolas de ensino fundamental da Ilha de Santana . Os resíduos que não serão reaproveitáveis serão entres  para seu destino final correto.