domingo, 23 de outubro de 2016

Roteiro de Ecoturismo na Amazônia apresenta 4 unidades de conservação no Estado do Amapá

Maior biodiversidade do planeta terra, a Amazônia desperta a curiosidade e interesse de turistas do mundo inteiro. Pensando nisso lançamos o Pacote Áreas Protegidas da Amazônia, que apresenta 4 unidades de conservação de grandes relevância ecológica e belezas cênicas, onde o ecoturismo é uma atividade permitida e desejável para se atingir seus fins de criação.  
APA da Fazendinha, foto: Victor Hugo
   O destino é o Amapá, Estado que tem aproximadamente 72% do seu território destinado às áreas protegidas, espaços territoriais legalmente instituídos pelo poder público e são com certeza importantes instrumentos para resguardar o patrimônio natural e cultural.
  Nos roteiros de 7 dias e 7 noite ou 5 dias e 5 noites, a primeira Unidade de Conservação que visitaremos é a Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, limita-se ao sul com o rio Amazonas; a oeste com o Igarapé da Fortaleza;e a norte e leste com a expansão urbana do município de Macapá, capital do Estado. A rica biodiversidade somadas aos atributos culturais ribeirinhos,  oportuniza os visitantes conhecer um pouco melhor o estilo de vida da população local que vivem nesse contexto de conciliar  a conservação dos recursos naturais com emprego e renda.  O ecossistema que predomina na APA da Fazendinha é o de várzea, evidenciado pela periodicidade de inundação e influência direta do regime de marés e águas pluviais que caracterizam as várzeas

RPPN Revecom, 
   Bem próximo da APA da Fazendinha está a segunda Unidade de Conservação a ser visitada, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecom, localizada no Município de Santana.  A reserva  abriga animais silvestres de várias espécies, como a Onça-Pintada, tartarugas, macacos, aves e muito mais. Também  tem como finalidade conservar ecossistemas de várzea, cerrado e mata de terra firme.
APA do Rio Curiaú, Adson Lins
  Distante a 5 km do centro urbano de Macapá iremos conhecer a APA do rio Curiaú, habitada em sua grande maioria por negros remanescentes de quilombos, que mantém viva  suas raízes culturais, principalmente a tradição do Marabaixo.  O Cerrado é o ecossistema predominante nas porções leste e oeste, a região central é composta por campos inundáveis e lagos, a região costeira é  composto por floresta de Várzea, belos cenários naturais, onde é possível visualizar garças, marrecos, jaçanãs, mergulhões e outros pássaros.
Flona do Amapá, foto: ICMBIO
    Um pouco mais distante, na região central do Amapá, localiza-se a Floresta Nacional do Amapá (FLONA), a quarta e última Unidade de conservação a ser visitada. No passeio de 2 dias e 1 noite  é realizado passeios fluviais nos rios Araguari e falsino,  a trilha ecológica do falcino é um dos principais atrativos, onde na companhia de um condutor da comunidade, fazemos caminhada interpretando o ambiente e conhecendo as diversas espécies de vegetais e animais que são facilmente vistos se movimentando facilmente na floresta.

     Você que sonha em conhecer os aspectos culturais e ambientais da Amazônia com conforto e  segurança tem essa ótima opção. Não perca tempo, entre em contato agora com a gente e venha conhecer de perto o que a Amazônia tem de tão incrível.